quarta-feira, fevereiro 21, 2007

As classes sociais da adolescência

A adolescência é uma fase de procura por nós próprios e da nossa personalidade. Todos procuramos ser diferentes, mas, no fundo, estamos todos divididos em subclasses como:
O "mitra" é, de todas as subclasses que mais tem que provar, pois anda sempre em grupo, socializando com outros da sua classe, ou assaltando velhas ou miúdos em grupo. Esta é a classe dos mitras. Esta classe encontra-se basicamente em todas as ruas.
O "betinho" é uma das classes mais raras e difíceis de encontrar. É mais provável encontrá-lo nos colégios com fardas (uma coisa que eu abomino). Os betos, normalmente estão sempre com os pais, e que fazem sempre 'relatórios minuciosos' aos "papás". Esta é a classe dos "betinhos" e dos "mimadinhos", embora os mimadinhos nem sempre, ou até raramente andem em escolas fardadas.
O "que tem a mania que é dread", é basicamente um, beto armado em rebelde. Esta classe é reconhecida nas escolas com farda por ter a farda desalinhada. Em escolas privadas reconhece-se esta classe por ter roupas de marca e por ter a roupa interior ao relento. Esta classe não pode ser encontrada em escolas públicas.
O mais comum, o "cópia", um ou (mais frequentemente) uma adolescente que copia tudo o que os outros fazem e que não tem um gosto próprio. Esta é a classe mais comum e pode ser encontrada em qualquer escola.
O " convencido e igualmente comum e também pode ser encontrado nas escolas, tanto com fardas, como em escolas privadas e públicas. Esta classe é conhecida pelo facto de se achar superior aos outros.
E por último vem a minha subclasse preferida, a qual eu pertenço, os "mente própria", uma classe que não tenta provar nada a ninguém, uma classe com gosto próprio, uma classe que apenas é aquilo que é, e mais nada. E esta é a minha conclusão: se têm que pertencer a uma classe da adolescência, pertençam à classe dos "mente própria".

6 Comments:

Blogger Inês Pombeiro said...

bem, não sei porquê, mas este post fascinou-me... adorei a forma como escreveste tudo, e adoro especialmente a expressão "mente própria" (relembra-me a tão acertada frase de Vedder "I am MINE"). o post estava demais (expressão beta adolescente :P) vou continuar os meus esforços para poder pertencer ao muito restrito grupo "mente própria". fica (expressão que tem a mania que é dred)

quinta-feira, 22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

adorei o post:
bom vocabulário, óptimas ideias, comentários sarcásticos apurados... mas! ah sim, meu caro, há um grande mas: O QUE É QUE SE PASSA COM A TUA ORTOGRAFIA???... perdes logo a credibilidade toda a escrever assim... vá lá, sejamos justos, eu também posso não ser um exemplo extraordinário de perfeição na ortografia portuguêsa - provavelmente encontrarás por aqui alguns erros também - mas o teu texto está algo caótico... não leves a mal, mas vai aqui um mini conselho de mim para ti: passa os teus textos pelo Word antes de os publicares e faz uma vistoría geral a nível ortográfico com o "check spelling"... nada mais fácil!
x
e espero que continues a escrever textos tão bons quanto este (mas em erros...)

sábado, 24 fevereiro, 2007  
Blogger João said...

Grande texto sim senhor Mendigo!
A sério cada vez tou a gostar mais deste blog. "Mente Própria" gostei. Vamos levar este blog ao climax dos Sentidos. Este blog vai arrasar com a filosofia. Já começou. Muito bom o post continua assim.

P.S.: Anónimo, gostei muito do comment e realmente o Mendigo tinha alguns erros mas eu já os corrigi. O melhor nem é o word o melhor é o "flip online". No entanto escrever um adjectivo que caracteriza a sua própria pátria no feminino com acento circunflexo não é o melhor a fazer. Mas não tem problema, este é um blog de amigos e aqui ninguém se importa.
Quando quiser comentar esteja à vontade e não se preocupe com erros ortográficos. A escrita é livre e é considerada um meio de interpretação. Desde que se perceba...
Fique bem! :D

Mendigo: Let's do this bad boy with own mind. Don't know what you want, no i'm not a mind reader.

terça-feira, 27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Caros autores do Sentido da Coisa,
Origado pelo aviso, de facto havia ali um erro, desde já as minhas maiores desculpas. Em segundo lugar gostava de perguntar se este novo colaborador - que se autonomina Mendigo - é o anterior Bernaman, mas com o nome alterado, ou um novo autor. É que sou um assíduo leitor do vosso blog e fiquei curioso.
De qualquer das maneiras, parabéns pelo fantástico blog e espero que continuem com a boa qualidade.
A propósito, João, gostei muito do seu último post. Está muito engraçado...
Boa sorte com tudo!

terça-feira, 27 fevereiro, 2007  
Blogger Beatriz Esperança said...

O post está exclente, não sei é se daria o mesmo nome às classes socias...para mim existem os chungas, aqueles que se ´metem com toda a gente, principalmente raparigas em grupo ou sozinhas, que cercam as pessoas apenas para as chamar de "boas", talvez os teus mitras... Concordo com as outras e adorei o nome de "cópia" e "mente própria". O post está exclente*
Bia

quarta-feira, 25 abril, 2007  
Anonymous Anónimo said...

TODOS OS COLEGAS DA MINHA TURMA SÃO BETINHOS E EU SOU LÁ TIPO UM CLONE DO ERIC HARRIS!

sexta-feira, 08 maio, 2009  

Enviar um comentário

<< Home